segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Esporte e Cidadania em projeto social reúne crianças e adolescentes em Santo Amaro.


A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, campo de beisebol, céu, sapatos e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 13 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, campo de beisebol, sapatos e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, sapatos e atividades ao ar livre



Promover ações de cidadania e praticas esportivas com crianças e adolescentes de 5 a 15 anos. O Projeto Praticando o Bem foi idealizado pelo Professor de Educação Física Frank Neves no Distrito de Santo Amaro.  Os moradores ajudam com doações para campanhas de arrecadação de alimentos, agasalhos que são doados a moradores de rua e a população carente. A próxima campanha é a construção de uma ciclovia. Para o idealizador o importante é ajudar a criar nas crianças noções de cidadania e de praticas saudáveis com esporte e lazer.
- O projeto Praticando o Bem tem como objetivo ensinar valores as crianças, sendo solidário com outras pessoas ou até mesmo de com a comunidade. O projeto tem uma parceria com a comunidade, no lugar de mensalidade realizamos campanhas para ajudar o próximo, já fizemos a campanha do Natal sem fome, no qual arrecadamos uma grande quantidade de alimentos que foram doados para o asilo do Carmo, Campanha do agasalho onde doamos para moradores de rua em período frio e agora fizemos a Campanha das árvores, no qual nosso objetivo é fazer uma ciclovia para que a comunidade possa caminhar pedalar em família e fornecer saúde para as pessoas do bairro. – disse Frank.
Do esporte a ação social, educativa e com proposta de um programa de educação ambiental. Na opinião de Frank a comunidade precisa se mobilizar para ações que promovam melhores condições de vida as crianças. Nos encontros além do esporte os participantes são orientados com lições de preservação ambiental e de responsabilidade social. O que antes era um resgate da tradição esportiva no distrito assumiu uma dimensão maior e mais ampla.
- Começou porque eu tinha vontade de ajudar o próximo, mas queria fazer mais do que doar pouco, então eu tive a idéia de fazer o futsal com as crianças voluntariamente, em troca receber apoio dos pais e comunidade para arrecadar doações e ajudar o próximo. No início nossos treinos eram duas vezes por semana, mas com a minha falta de tempo estamos fazendo uma vez por semana. No treino iniciamos com o alongamento e Aquecimento e em seguida trabalhamos o fundamento do futsal, depois fazemos um coletivo. – conta o idealizador.
Para manter o projeto que não envolve interesses financeiros o idealizador mantém o trabalho com doações anônimas, e conta com os moradores que além de levar seus filhos para participar ajuda a arrecadação para as campanhas. A lição maior do projeto é a solidariedade e a criação de vínculos de sociabilidade, formando uma geração livre das drogas que destroem famílias.
Moradores falam da importância do projeto que visa trazer visa saudável a crianças e adolescentes. E chamam a atenção para o apoio da comunidade e visitantes para que o trabalho possa ser ampliado. Olga Suely fala dos benefícios ao distrito, um exemplo para a cidade.
- O Projeto Praticando o Bem é uma ótima iniciativa e oportunidade que o bairro tem de crescer e melhorar cada dia mais, com o trabalho voluntário do incentivador professor Frank Neves, o qual tenho grande admiração, das crianças, dos pais, amigos e moradores vem apoiando nesse lindo projeto. Onde o mesmo traz inúmeros benefícios, qualidade de vida, incentivo educacional e disciplinar para as crianças e moradores de Santo Amaro de. Um bairro legal é aquele que cuidamos e ajudamos a ser legal. – disse a moradora Olga Suely Barbosa de Souza
As atividades são realizadas as e na Praça de Santo Amaro. O objetivo é expandir com aumento nas vagas. Frank fala de seu sonho de uma juventude saudável, que possam se tornar cidadãos responsáveis pela comunidade onde vivem. Quem comemora a iniciativa é a decoradora de festas Ivonete Machado. O filho Christian Souza , 6 anos de anos participa do projeto e ela destaca a importância para o filho. Fala do trabalho desenvolvido e os benefícios para a educação integral do menino.
- Apesar da pouca idade o esporte para meu filho é importante, pois ajuda na socialização com outros coleguinhas e a praticar uma atividade física. O projeto praticando o bem  e uma o iniciativa do professor de educação física Frank Neves e ajuda à todas as crianças é uma bela iniciativa no contexto atual de hoje que atravessa o município. É um incentivo em nossa comunidade com a prática de esportes. Embora ele não receba nenhuma ajuda do município, mas desenvolve com êxito esse projeto e contando sempre com a ajuda de amigos. – disse Ivonete.

- Nosso projeto não tem interesses financeiros, vivemos de doações anônimas, sem marketing por interesses, fazemos tudo por amor. – Frank Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário