domingo, 8 de abril de 2018

Projeto Nossa Praça é 10 em Santo Amaro começa a preparar ações educativas e a revitalização do espaço.

Texto e Fotos: Ricardo Gomes

A imagem pode conter: nuvem, céu, árvore e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Damiana Silva, Taís Ribeiro da Costa e Maria Carvalho, pessoas sorrindo, pessoas em pé, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: céu, árvore e atividades ao ar livre




Fim de semana. Com vassouras um grupo de mulheres se juntam para uma tarefa diferente: varrer a Praça de Santo Amaro. Uma das ações do Projeto Praça Nota 10. Mas o objetivo é a revitalização do local para voltar a ser um ponto de encontro das famílias. Um mutirão iniciou com a limpeza das arvores que foram podadas, colocação de lixeiras e o grupo resolveu adotar a praça. A etapa seguinte é a colocação de novos bancos e da organização do paisagismo.
Um projeto de cidadania e de educação ambiental. Moradora do distrito Thais Ribeiro da Costa destaca a importância dos moradores adotarem a praça. E a disponibilidade de buscarem o bem da comunidade em preservar um espaço que as crianças gostam de brincar.
- Estamos aqui para o bem comum da comunidade e das nossas crianças que gostam de brincar no jardim. Cresci vendo essa praça linda e impecável deis da limpeza a podas das árvores, de um tempo pra cá tem ficado muita suja e árvores horríveis. Vanderley Rangel teve a brilhante idéia de homenagear duas pessoas muito querida na comunidade Dona Enedina e Maria José. Então ele veio com a brilhante idéia de fazer um canteiro com rosas, já que elas gostavam muito. Então pensamos porque não limpar nossa praça. Juntamos as vassouras e estamos aí mantendo a praça limpa. – informa Thais.
O Projeto foi uma iniciativa dos moradores preocupados com a falta de segurança na região. Em 2016 foram registrados assaltos e algumas mortes. A noite a praça estava sendo invadida por motoqueiros colocando terror na população que evitava ficar no local a noite. A solução foi a recuperação do local, e atualmente algumas famílias passaram a levar as crianças para brincar as tardes.
- Uma das três áreas de lazer e recreação da localidade de Santo Amaro (praça, quadra e campo de futebol), a praça representa aconchego, onde as famílias da baixada campista se reuniam. O objetivo do projeto minha praça é nota 10 é devolver essa área ao convívio das famílias, com um ambiente agradável, limpo e seguro. – disse o idealizador do  Vanderley Rangel.
Um apelo de uma das idealizadoras do projeto a moradora Maria José é que os moradores e visitantes ajudem a manter o local limpo, não retirem plantas e cuidem, e adverte que a praça é um patrimônio dos moradores. E as pessoas que desejem ajudar podem fazer doação de mudas de rosas para o canteiro em homenagem as duas moradoras falecidas.
- Gostaria de pedir as pessoas que nos ajudem a manter a praça limpa, descartando os lixos como copos de bebidas, biscoitos, sacos de pipoca nas lixeiras que a comunidade improvisou. O paisagismo as mudas de rosas, árvores, ajudarem manter, porque infelizmente essa semana já foram arrancadas duas mudas. – apela Maria José

Damiana Silva fala do cuidado e revela que resolveu se juntar ao grupo e com vassouras ajudar a manter a praça sempre limpa. E revelou seu amor a comunidade, mas para a jovem esse projeto tem de ser abraçado por todos moradores.
- É sempre com muito zelo e dedicação que nós da comunidade de Santo Amaro estamos nos dedicando para essa limpeza da praça, poda das gramas e corte das árvores! Visto que freqüentamos constantemente a mesma e saber que não tinha condição de usá-las. Então foi neste ato fraterno que resolvemos então nos unir para esta limpeza e que o local seja preservado para o conforto de todos! Minha praça é nota 10. – disse Damiana.
Idéias que ajudam a formar cidadãos que se comprometem com o bem comum e assumem o direito e dever de cuidar do patrimônio da comunidade. Um sonho de um jovem que chegou ao distrito para fazer a diferença e trazer novos ares aos moradores, relata o desportista Frank Neves.
- Admiro muito Vanderley, ele tem ótimas idéias, em minha opinião são essas pessoas que buscam fazer melhorias para o nosso bairro sem interesses pessoais, que a comunidade deveria se unir para representar na política, Vanderley seria um ótimo nome para eleições 2020. Parabéns para todos que estão colaborando com o projeto minha praça é 10!- destaca Frank Neves.


A imagem pode conter: 1 pessoa, bicicleta e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, pessoas andando de bicicleta, bicicleta, criança e atividades ao ar livreA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, árvore, atividades ao ar livre e natureza
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário