domingo, 23 de dezembro de 2018

O potencial Evangelizador da Cavalhada de Santo Amaro

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre


Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo  de Campos (RJ)

O Papa Francisco na Laudato Si inclui dentro da Ecologia Integral o cuidado e a memória dos bens culturais e das tradições populares pelo seu conteúdo humano e portador de valores profundamente cristãos. A cavalhada apresenta desde sua preparação a sua realização, processos coletivos que envolvem famílias e dão espaço a um aprendizado muito rico de simbolos, tradições orais e recordação de pessoas que construiram e fizeram parte da Cavalhada.
A identidade religiosa, a defesa da fé e a interação dialógica com o outro neste caso o mouro, possibilitam ampliar o horizonte de compreensão com culturas diferentes, com pessoas de crenças diversas e no respeito e a tolerância firmar laços de hospitalidade e convivência.
Hoje um grande desafio para nossa fé é o pluralismo e o sincretismo, fenômenos socioreligiosos que exigem abertura, fineza de espírito e um olhar de empatia generosa. Desarmar os corações dando sempre o primeiro passo rumo ao amor universal e a Aliança pacífica entre as civilizações é o que caracteriza o cristianismo autêntico, liberto de espírito de sectarismo ou de fundamentalismos guerreiros.
É esta faceta de  uma religiosidade popular viva e compartilhada  entre as gerações num colorido plural, mas de raízes profundamente cristãs que atrai e continua sendo um motivo de alegria e participação multitudinária em Santo Amaro.







Nenhum comentário:

Postar um comentário